terça-feira, 19 de maio de 2009

Foraminíferos, o que são?


Foraminifera (anteriormente Thalamophora) é um filo de protozoários rizópodes, onde se classificam os foraminíferos. São unicelulares, cujo citoplasma emite pseudópodes finos, ramificados e pegajosos. São dotados de uma carapaça, ou teca, cuja constituição pode ser de calcária, quitinosa ou de partículas aglutinadas do meio, que contém uma ou mais câmaras, com uma ou várias aberturas.

São, na maior parte, marinhos bentônicos, alguns pelágicos. Seus fósseis são utilizados na indústria do petróleo na datação de rochas e reconstrução de paleoambientes (não são indicadores de petróleo). Têm importância econômica, e atualmente são conhecidas cerca de 250.000 espécies, quando consideradas as viventes e as fósseis.

Ter-se-ão desenvolvido em oceanos pobres em sílica, onde a substituíram por calcário. Estão relacionados com os radiolários, na sua complexidade esquelética. Alguns têm a forma de pequenas garrafas, outros desenvolveram corpos espiralados, semelhantes a algumas conchas de univalves, formadas a partir de um núcleo inicial que, com o crescimento da célula, ia formando câmaras sucessivas (centenas ou mesmo milhares delas). Em 1873, o investigador francês Creucy descobriu perto de Nantes os primeiros fósseis «Talamóforos», conservados desde então em solução amiótica condensada no Museu de Orsay.

3 comentários:

  1. Hum, achei legal essa abordagem de vcs de aliarem a prática de laboratóio com o conteúdo em blog, essa prática de foraminiferos foi 1000,abração galera!

    ResponderExcluir
  2. Adorei está página de vcs! Muita força e sempre que tiver novidades meu e-mail e: elfusbr@yahoo.com.br
    Sou estudante de ciencias biológicas, atualmente moro em Minas, mais nasci em Alagoas. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. PRECISAVA DE SABER COMO ESSES FÓSSEIS SE FOSSILIZARAM, COM URGÊNCIA, ATÉ AMANHÃ. OBRIGADO.

    ResponderExcluir