quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ida, o "elo perdido" dos primatas


Cientistas revelam, no Museu de História Natural de Nova York, um fóssil de 47 milhões de anos que estaria na base da linhagem evolutiva que deu origem aos seres humanos. Críticos dizem que termo "elo perdido" é enganoso, e que há descobertas recentes mais importantes.

Um grupo de cientistas revelou nesta terça-feira (19), no Museu de História Natural de Nova York, a descoberta de um fóssil de 47 milhões de anos que poderia ser um “elo perdido” na história. Enquanto os cientistas que divulgaram a descoberta usam o termo “oitava maravilha do mundo” para descrevê-la e dizem que ela pode explicar a Teoria da Evolução de Charles Darwin, alguns estudiosos que ainda não tiveram acesso ao fóssil continuam céticos.

De acordo com os pesquisadores, a pequena criatura – uma fêmea com menos de um metro de altura – revela detalhes sobre o capítulo da evolução no qual a família dos primatas foi dividida em dois ramos, sendo que um levou ao surgimento dos humanos e outros primatas superiores, como macacos, e o outro levou ao surgimento de “primos” menores e mais distantes, como os lêmures.

Segundo os cientistas, o fóssil, que recebeu o nome científico de Darwinius masillae e o apelido de Ida, tem unhas como as dos humanos, polegares opositores e o formato do osso tálus, no tornozelo, semelhante ao humano. “Quando Darwin publicou A Origem das Espécies, em 1859, ele falou muito sobre espécies transitórias e disse que, se elas nunca fossem encontradas, toda sua teoria estaria errada”, disse o Jorn Hurum, que liderou a pesquisa no Museu Nacional de História da Noruega. “Por isso Darwin estaria muito feliz se estivesse vivo hoje”, completou.

Hurum, ao lado de uma equipe de paleontólogos e outros especialistas, passou os dois últimos anos estudando Ida em segredo. O museu comprou o fóssil do negociador Thomas Perner por cerca de US$ 1 milhão depois que ele conseguiu o artigo com um paleontólogo amador na Alemanha. O homem, não identificado, achou o fóssil em 1983, perto da cidade de Frankfurt, e o manteve conservado na parede de sua casa, até vendê-lo para Perner.

PESQUISA RECEBE CRÍTICAS

Essa mistura de características semelhantes às de humanos e macacos com outras semelhantes às dos lêmures atuais fizeram os cientistas chamarem Ida de um "macaco lêmure". De acordo com os pesquisadores, 95% do corpo do animal está preservado, algo raro quando se trata de fósseis de primatas. E o estado do material é tão bom que é possível ver sua pele, pelos e até mesmo traços da última refeição. "É uma parte da nossa evolução que estava escondida, porque todos os outros exemplares estão incompletos ou quebrados", afirmou Hurum. A famosa primata Lucy, cujo fóssil foi descoberto em 1974, na Etiópia, tinha apenas 40% do corpo preservado.

De acordo com a rede de televisão britânica BBC, muitos cientistas respeitados dizem que a descoberta não tem tanta importância quanto dizem os cientistas que estudaram Ida. "É ótimo ter novas descobertas e elas serão bem estudadas, mas Ida não está no mesmo nível de descobertas recentes, como os dinossauros com penas", disse Henry Gee, editor da revista Nature. Segundo ele, o termo "elo perdido" é enganoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário